Esse projeto foi solicitado pelo professor Targino Amorim, docente de física B prática, envolvendo o estudo de oscilações, com o intuito de fixar o entendimento do aluno. A equipe é composta pelos alunos:
Bruno Faim Gonçalves Souza Leite; Diego Vieira Barini; João Chaves da Cruz Neto; Lucas Cardoso Gomes Baqueiro; Marina Ferrari de Sena; Pedro Rabelo Rocha; Victor Carvalho da Rocha.
O tubo de Kundt foi feito para visualizar as ondas estacionárias em um dispositivo de tudo de acrílico de comprimento L e raio interno R. foi originalmente usado para o estudo estacionário e para a determinação da velocidade de ondas sonoras, mas ainda hoje é utilizado em varias aplicações, tais como a medição da impedâncias acústica de alguns materiais.
Para a analise das ondas estacionarias, observa-se o comportamento das bolinhas de isopor, após serem sujeitas a vibrações do auto-falante posicionando em uma das extremidades do tubo. Na outra extremidade encontra-se um embolo, com a funcionalidade de variar o comprimento das ondas. Como podemos ver nas figuras a baixo:
Imagem 1: Tubo de kundt
Imagem 2 : Comportamento das bolinhas de isopor
Nenhum comentário:
Postar um comentário